Escola Municipal Getúlio Vargas

Escola Municipal Getúlio Vargas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Há 80 anos... “Em Brasília, 19 horas”

Na semana que antecede ao 80º aniversário da Escola Municipal Getúlio Vargas, o nosso blog vai publicar pequenas matérias sobre eventos acontecidos, no Brasil e no mundo, no ano de 1935.  
 
As pesquisas e textos foram produzidos pelo CMEMGV – Centro de Memória da Escola Municipal Getúlio Vargas.

O texto de hoje trata da criação do programa de rádio A voz do Brasil, que também está completando 80 anos.

 ======

“Em Brasília, 19 horas”

Em 22 de julho de 1935, estreou o Programa Nacional, idealizado por Armando Campo, amigo de infância do então presidente Getúlio Vargas, para divulgar os principais acontecimentos da vida política nacional e notícias sobre os atos do presidente da República, servindo para propagandear as realizações do governo federal.

Em 1939, durante o Estado Novo, o programa, rebatizado como A hora do Brasil, passou a ser obrigatoriamente transmitido pelas emissoras de rádio, sempre no horário das 19 horas. 



Durante a vigência de outra ditadura, a do regime militar, A hora do Brasil virou A voz do Brasil, em 1971. Mudou de nome, mas manteve seu caráter obrigatório e sua marca registrada: a abertura com os acordes de “O guarani”, a ópera de Carlos Gomes, e a voz de um locutor que anunciava: "Em Brasília, 19 horas".

A voz do Brasil é o noticiário de rádio que está há mais tempo no ar no Brasil, com registro no livro dos recordes, o Guinness Book.

Nenhum comentário:

Postar um comentário